Cepam traça perfil do prefeito paulista
O Cepam [Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal], em parceria com a Secom [Secretaria Estadual de Comunicação] e apoio do Cebrap [Centro Brasileiro de Análise e Planejamento], lança pesquisa que traça o perfil dos prefeitos paulistas para o período de 2009 a 2012. O estudo revela quem são e o que pensam os vencedores da última eleição. Foram entrevistados, nos meses de novembro e dezembro de 2008, 624 prefeitos, o que representa 96,7% do total de 645 municípios do Estado.

A pesquisa procurou ser abrangente, alcançando desde enfoques pessoais, como a formação acadêmica, até aspectos de conteúdo, como as prioridades e perspectivas no exercício do mandato, passando por questões polêmicas e do cotidiano da política nacional, como, por exemplo, a fidelidade partidária.

"Os prefeitos têm fundamental papel na vida de nosso estado e do País. São os principais executores das políticas públicas, os que decidem sobre os temas de maior impacto em nossas vidas, e, apesar de tudo isso, se sabe pouco sobre eles, para além dos limites territoriais de suas cidades. A idéia desse trabalho surgiu da real necessidade de conhecermos os administradores dos municípios do Estado de São Paulo, e da convicção de que isso se traduz em um importante instrumento para valorizá-los e permitir que a sociedade os conheça", explica Felipe Soutello, presidente do Cepam.

A análise estatística e qualitativa dos dados mostra os caminhos que serão trilhados pelos novos governantes nos próximos quatro anos. Além de trazer algumas positivas e importantes descobertas na agenda dos eleitos, que apontaram o aperfeiçoamento da gestão como um dos principais desafios, juntamente com a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico.

A pesquisa também possibilita uma reflexão a respeito de formas eficientes de se trabalhar em conjunto com as administrações municipais, a partir da visão dos próprios governantes. "Os prefeitos são os principais parceiros do governo de São Paulo e, por isso, saber quem são, o que pensam, quais são suas prioridades, seus objetivos e metas, é fundamental para melhorarmos nosso trabalho e parceria, adequando nossas políticas e projetos ao que pretendem em seus municípios", enfatiza Bruno Caetano, secretário estadual de Comunicação.

O prefeito paulista na média

O prefeito típico de um município paulista é homem, tem 50 anos, é católico e nasceu na cidade que governa. Possui formação superior em uma área do conhecimento tradicional [como engenharia, direito, medicina ou administração], não domina um segundo idioma e, em um futuro próximo, pretende dedicar-se ao estudo de temas que melhorem sua carreira de gestor público. Para se manter informado, o prefeito costuma acessar a Internet e ler jornais, tanto os de sua região quanto os de grande circulação.

Fonte: Cepam