Onze cidades paulistas estão entre as 30 mais importantes do país
Além da capital, outros dez municípios paulistas estão entre os 30 mais importantes do país, em termos econômicos, segundo o cálculo do PIB realizado pela Fundação Seade. Os resultados para 2008 mostram que a capital, sozinha, gera 12% do PIB brasileiro.

Como era de se esperar, não houve alteração substancial no grau de concentração das atividades econômicas no Estado de São Paulo. Em 2008, somente a capital respondeu por 35,6% do PIB paulista e a metade da riqueza produzida no Estado concentrou-se em apenas seis cidades [São Paulo, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Campinas e Barueri].

A concentração das atividades econômicas também pode ser observada sob a perspectiva regional. A Região Metropolitana de São Paulo respondeu por mais da metade do PIB paulista [57,1%]. Entre as regiões administrativas do Estado, a maior é a de Campinas [15,3%], seguida pelas de São José dos Campos [5,2%], Sorocaba [4,8%] e Santos [4,1%]. Duas outras regiões administrativas também merecem menção: Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que, em conjunto, contribuíram com 4,6% do PIB estadual.

Confira os números de cada município no site da Seade.
×

Menu SPOG