O Governo de São Paulo assina nesta segunda-feira, dia 5 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, 226 convênios com 163 municípios para a realização de obras de infraestrutura e investimentos em saúde, educação, turismo e na área social.
No total, os convênios prevêem o repasse de R$ 123,1 milhões para os municípios e atendem demandas como pavimentação e recapeamento, construção de escola e galerias de água pluviais, iluminação e sinalização de vias públicas, canalização de córregos, implantação de ciclovia, aquisição de equipamentos médicos, reforma e ampliação de unidades de saúde e melhorias em centros de lazer do trabalhador e da terceira idade, entre outras.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, a liberação das verbas reforça a capacidade de investimento dos municípios em obras que trazem benefícios direitos para a população. "O repasse destes recursos demonstra o compromisso do governo de São Paulo com o desenvolvimento dos municípios, que poderão ampliar seus investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura", afirma Beraldo.
Do total de convênios, 91 estão sendo firmados pelas secretarias da Casa Civil e Planejamento e Desenvolvimento Regional, onze pela secretaria de Desenvolvimento Social e 71 pela secretaria de Saúde. Os demais 53 convênios serão assinados pela Secretaria de Turismo, que repassa recursos provenientes do Fundo de Melhoria das Estâncias destinados para execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento turístico nas cidades reconhecidas como estâncias balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas.
Esta é a segunda cerimônia de assinatura de convênios feita pelo Governo do Estado neste ano. No último dia 11 de agosto, o governador Geraldo Alckmin assinou 140 convênios para realização de obras em 110 municípios paulistas, totalizando o repasse de R$ 21,8 milhões.