São Paulo inicia contagem regressiva para abertura do Mundial

São Paulo comemorou a contagem regressiva dos 1.000 dias para a abertura da Copa do Mundo da FIFA de 2014 com uma vistoria a obras e com uma homenagem a ex-jogadores campeões mundiais, como Ronaldo, integrante especial do Comitê Paulista.

A programação teve início com a ida de trem do centro da cidade até Itaquera, na zona leste, passando por uma vistoria à Fatec [Faculdade de Tecnologia], no Pólo Institucional daquele bairro. O governador Geraldo Alckmin, a primeira-dama Lu Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab, os ex-jogadores Ronaldo e Rivelino, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, o secretário municipal de Articulação para a Copa, Gilmar Tadeu Alves Ribeiro, além de outras autoridades, embarcaram no trem da CPTM na Estação da Luz e seguiram até a Estação Corinthians/Itaquera. Esse trecho, que em geral é percorrido em 23 minutos, seguirá sem paradas intermediárias durante o mundial de futebol, garantindo um acesso ainda mais rápido dos torcedores ao estádio. Ele foi batizado de "Expresso da Copa". O sistema metroferroviário será responsável pelo transporte de 73% dos torcedores durante o Mundial.

Segundo o governador, São Paulo está preparada e poderá transportar, de trem e metrô, 120 mil passageiros por hora, muito mais que o mínimo recomendado pela Fifa ¿ 50 mil. "Temos a melhor rede hoteleira, o melhor sistema de saúde, acessibilidade equacionada. Agora é trabalhar muito para ter uma grande festa para o Brasil na abertura", afirmou Alckmin. O prefeito Gilberto Kassab compartilhou da torcida do governador para que São Paulo receba a abertura: "Vamos cumprir com nossas responsabilidades para atingir nosso objetivo, que é ter a abertura da Copa". A Fifa deve anunciar em outubro a sede que abrirá o Mundial.

Ronaldo também elogiou os preparativos de São Paulo. "Viemos até aqui [Itaquera] em 19 minutos. Temos excelente acessibilidade, excelente estádio, e comprovamos isso hoje, a mil dias da Copa", disse Ronaldo.

No local das obras do estádio, os jogadores Ronaldo, Rivelino, Leão, Vampeta, Paulo Sérgio, Coutinho, Zito e Pepe foram homenageados por suas conquistas no futebol. No final do evento, Ronaldo aceitou o convite do prefeito para cobrar um pênalti com Leão no gol. Ronaldo bateu fraco e o goleiro levou a melhor.
Foi inaugurado também um Relógio de Contagem Regressiva produzido pela Prefeitura de São Paulo.

Investimentos

O Governo do Estado investe cerca de R$ 50 bilhões em mobilidade urbana, especialmente no plano de expansão das redes de trem e metrô. Os investimentos incluem a aquisição e modernização de trens, diminuição do intervalo entre os embarques e a requalificação de diversas estações. Serão 72,5 km a mais de CPTM e Metrô, um acréscimo de 22% até 2014.

E para melhorias no sistema viário da região leste, o Governo do Estado e a Prefeitura firmaram um convênio no valor de R$ 478,2 milhões para cinco estratégicas obras que garantirão mais mobilidade no eixo norte-sul, no entorno do Pólo Institucional de Itaquera e na conexão da região com o aeroporto de Guarulhos e com o Rodoanel.

É importante reforçar que os três macro-objetivos de São Paulo com a Copa do Mundo são: consolidar a cidade como destino internacional de eventos; garantir excelência na prestação de serviços aos visitantes; e priorizar investimentos que representem efetivo legado à população.