Estudo permite visão mais detalhada de territórios municipais
Num mesmo bairro, tido em seu conjunto como predominantemente residencial e constituído por população de renda média, é possível encontrar características bem diversas. Ou seja, ele pode concentrar moradias verticais e de alta renda em determinada área, habitações precárias em outra parte e um polo industrial em outro ponto do território. A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A. [Emplasa], vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, desenvolveu o estudo denominado Unidades de Informações Territorializadas [UITs], que permite captar esse tipo de detalhamento.

As UITs correspondem a um novo tipo de recorte em termos de território, para efeito de estudos ou ações de planejamento urbano. Esse recorte leva em conta uma área menor do que o distrito [que abrange um conjunto de 20 mil domicílios] e maior do que os denominados setores censitários - definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], com cerca de 400 domicílios. Há ainda o recorte municipal, que compreende um território e número de domicílios bem maiores que os anteriores.

O distrito de Sacomã, na capital, por exemplo, é dividido em quatro UITs, de acordo com o estudo. Uma delas é a de Heliópolis, cujo perfil da população é constituído basicamente por jovens. Já na UIT Moinho Velho, a menos de três quilômetros da anterior, a situação se inverte: o número de jovens de até 17 anos é muito pequeno. Portanto, se o Estado tiver como meta construir uma creche no Sacomã, o estudo da Emplasa pode ser bastante útil para indicar o local apropriado.

Ocupação do solo - Segundo a coordenadora do trabalho, a geógrafa Cecília Nahas, o levantamento aponta, por exemplo, exatamente onde se concentram as áreas carentes de infraestrutura e equipamentos urbanos num determinado território - e que necessitam de providências por parte do governo. Além disso, também fornece informações à iniciativa privada sobre áreas de oportunidades, onde é interessante investir, considerando as carências de comércio e serviços - por exemplo, em bairros residenciais com diferentes padrões de renda.

Os recortes feitos pelos setores censitários e distritos têm outras finalidades. Priorizam, respectivamente, dados socioeconômicos de determinado território - como características da população [sexo, idade, densidade demográfica] e situação econômica [nível de renda, tipo de ocupação] - e divisões político-administrativas. O diferencial das UITs é que, além de considerar esses aspectos, também levam em conta o padrão de uso e ocupação do solo e a presença de equipamentos urbanos e sociais. Isso abrange aspectos construtivos das edificações, áreas industriais, distinção entre áreas residenciais horizontais e verticais, malha viária e corredores comerciais, entre outros.

Em termos de aspectos construtivos, as UITs consideram, por exemplo, uso residencial [residencial vertical ou horizontal, chácara residencial, favela ou habitação precária, entre outros], uso predominante comercial ou de serviços [corredor comercial, shoppings, por exemplo], uso predominante industrial [distrito e condomínio industrial, mineração, etc.] e usos mistos [residência mais comércio e serviços, residencial mais industrial, comercial e industrial]. Além disso, esse tipo de recorte localiza os equipamentos sociais e urbanos existentes [praças e serviços de educação, saúde, lazer e cultura] e usos não-urbanos [mata, mangue ou restinga, agricultura e unidades de conservação ambiental].

Detalhamento territorial - Os dados socioeconômicos e relativos ao uso e ocupação do solo são obtidos do censo [realizado pelo IBGE], da Relação Anual de Informações Sociais [Rais] - do Ministério do Trabalho e Emprego - e da própria Emplasa. No caso da Rais, as informações se referem, por exemplo, a emprego e tipo de empresas. A seguir, todos esses dados são checados pelos pesquisadores. Para isso, utilizam fotos aéreas, ortofotocartas [representação fotográfica de um terreno, gerada a partir de um tipo especial de foto aérea], sites, bases municipais, dados fornecidos por órgãos setoriais do governo do Estado, imagens do local e, quando necessário, trabalho de campo.

"As UITs são uma forma de ver o distrito mais de perto", observa o geógrafo, analista de planejamento da Emplasa, Eugênio Senese Neto. E, por oferecerem maior nível de detalhamento do território, também dão melhor ideia sobre o município.

O estudo delimitou as UITs referentes às Regiões Metropolitanas de Campinas e Baixada Santista, Região do Grande ABC e de 96 distritos do município de São Paulo. Na Baixada Santista, por exemplo, são 64 UITs, distribuídas pelos municípios de Bertioga [5], Santos [12], Guarujá [9], Cubatão [6], São Vicente [7], Praia Grande [6], Mongaguá [4], Itanhaém [9] e Peruíbe [6].

O estudo está organizado em cadernos onde se encontram mapas resumidos do município, com o uso do solo qualificado, imagem de satélite e delimitação das UITs. Cada uma das UITS delimitadas é acompanhada de mapas, textos, fotos e tabelas com dados socioeconômicos e ambientais, constituindo o respectivo banco de dados. Essas informações estão disponíveis em cadernos impressos, CD e via Internet, no site www.emplasa.sp.gov.br.

Fonte: Paulo Henrique Andrade - Agência Imprensa Oficial