Convênios destinam R$ 72,6 milhões para a Baixada em 2008
A Secretaria de Economia e Planejamento garantiu R$ 72,6 milhões às oito estâncias da Baixada Santista em 2008, por meio de 49 convênios assinados com as prefeituras. Entre 2007 e 2008 o valor repassado ultrapassa R$ 129 milhões. Os recursos são destinados a obras de infra-estrutura urbana.

Entre as obras realizadas em 2008 estão, por exemplo, a recuperação da Plataforma de Pesca de Mongaguá; a reurbanização da Avenida Tancredo Neves, no Guarujá; reforma e ampliação do Ginásio de Esportes Caraguava, em Peruíbe; reurbanização de vias em Itanhaém; reurbanização da Avenida Presidente Kennedy, em Praia Grande; iluminação da orla da praia, em Santos; reforma do Horto Municipal de São Vicente e reconstrução do Píer Licurgo Mazzoni, em Bertioga.

O Parque Municipal Roberto Mário Santini, construído na plataforma do emissário submarino de Santos e inaugurado nesta segunda-feira [26], contou com recursos de R$ 5,8 milhões referentes a um convênio de 2007. O parque possui 43 mil metros quadrados de áreas verdes e equipamentos de esporte e lazer, como o museu do surfe, pista de cooper, pista de skate, playground e mesas de jogos.

Os convênios foram viabilizados por dois programas da Secretaria de apoio ao desenvolvimento regional: o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias [Dade], que atende às 67 estâncias do estado; e a Unidade de Articulação com os Municípios [UAM], que atinge as 645 cidades paulistas.