Definida modelagem de concessão do Expresso Aeroporto
O governo do Estado redefiniu a modelagem do projeto de concessão do Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos, após as audiências públicas realizadas em agosto de 2008.

Pelo modelo definido, ficará a cargo do futuro concessionário a realização das obras civis brutas da Estação Cecap, da Linha 13-Jade [Trem de Guarulhos], do trecho elevado da via, que parte daquela estação até o ponto de ligação com a Linha 12-Safira, e as demais obras para implantação da Linha 14-Ônix - Expresso Aeroporto.

As demais obras civis necessárias à implantação da Linha 13, como estações, via permanente, instalação de sistemas e outros, inclusive sua operação, ficarão a cargo do Governo do Estado de São Paulo por intermédio da CPTM.

O critério de julgamento da licitação será o maior valor oferecido em moeda corrente nacional pela outorga da concessão a ser pago ao poder concedente. O valor da tarifa máxima foi revisto para R$ 35,00, assim como a estimativa de demanda, considerando aspectos como o aumento no percentual de passageiros em conexão de 10% para 15% dos vôos do aeroporto internacional de Guarulhos e a projeção de demanda limitada à capacidade de operação com o TPS 3.

O concessionário terá 32 anos para operação e até três anos para construção da obra. Essas alterações respondem às sugestões recebidas na audiência pública e contribuem para sua atratividade.

Com informações da CPTM
×

Menu SPOG