Copa 2014: Estado e municípios debatem oportunidades
Trinta municípios participaram, no dia 27 de maio, de um encontro com o Comitê Executivo de São Paulo/COESP - responsável pelo planejamento da Copa 2014 -no Palácio dos Bandeirantes, para um trabalho conjunto e organizado visando uma maior participação do estado no Mundial.

A intenção foi também a de garantir aos municípios interessados em receber delegações o melhor aproveitamento possível das oportunidades que o evento esportivo trará em diversos e distintos segmentos, a exemplo do turismo. Estiveram presentes várias autoridades, entre prefeitos e secretários de Esporte e Turismo, além do secretário estadual de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna.

O secretário colocou-se a disposição dos municípios e destacou o compromisso do governo com a Copa. "Entendemos na época [da escolha do Brasil] que ter ao menos uma cidade sede em São Paulo era uma oportunidade ímpar, que não poderíamos perder". A equipe sentiu que havia um desafio - o da mobilidade urbana - mas que já estava sendo atendido com obras como a expansão do metrô, de trens e o Rodoanel, que teve seu trecho sul entregue neste ano. "Temos um programa de investimentos de 36 bilhões de reais", disse. Segundo Luna, o grande gargalo hoje são os aeroportos, que estão sob responsabilidade do governo federal.

A importância de trabalhar em parceria foi ressaltada por Raquel Verdenacci, diretora de projetos estratégicos da Empresa Paulista de Turismo e Eventos/TUR SP e coordenadora executiva do Comitê: "A publicação [Cidades-Base] e esta primeira apresentação para os municípios são apenas o ponto de partida para um longo processo de seleção. O Comitê Executivo Paulista vai organizar várias reuniões técnicas com as cidades interessadas a fim de orientá-las da melhor maneira possível, ajudando inclusive a identificar oportunidades durante o mundial e melhorando a oferta de produtos turísticos", afirmou Raquel.
Paul Whelan, representante da Empresa Match Services AG/FIFA Accommodation Office falou sobre Hospedagem na Copa do Mundo. "Nem todos os times querem o mesmo padrão de hotel, para não gastar muito", disse ele. "Quem toma as decisões é o técnico: hospedagem, cidade... São Paulo pode ter 20 times durante a Copa ou nenhum time." Em relação aos mitos, Paul esclareceu que a altitude não importa tanto no desempenho dos jogadores. O que mais influencia é o clima.

Luis Sales, diretor de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo/SPTuris e coordenador do Núcleo de Comunicação e Turismo do Comitê Executivo, tratou do tema As oportunidades de promoção e serviços turísticos. O Grupo de Comunicação e Turismo será um serviço de informação prático de relações públicas, que atenderá qualquer público, desde a mídia aos delegados da FIFA, técnicos e países que aos poucos irão se classificar, segundo Sales. Para ele a Copa 2014 será uma chance única de projetar uma cidade com todos os seus atributos. "Milhares de turistas levarão nossa imagem para o exterior. É fundamental que a cidade consiga tirar proveito dessa situação".

Cidades-Base no Estado

Em março deste ano, o Comitê Executivo São Paulo lançou a primeira edição da publicação "Cidade Base, o Potencial dos Municípios de São Paulo para receber as delegações da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014", também enviada ao LOC [Comitê Organizador Local] da FIFA. A ideia é que alguns dos municípios paulistas possam abrigar delegações da Copa. A escolha final das cidades-base será feita pelas próprias seleções juntamente com a FIFA a partir do ano que vem.

Considerando a lista de 50 cidades recomendadas ao LOC no último dia 30 de abril, 41 integram a primeira edição da publicação, pois responderam ao questionário enviado pelo Comitê, que traz informações referentes à infraestrutura esportiva, turística, hoteleira e de transportes desses locais, além de outros dados, como distância de aeroportos. Outros municípios devem integrar uma segunda edição da publicação.