PIB acumula crescimento de 8,5% até 3º trimestre de 2010

As estimativas preliminares sobre a evolução em volume do Produto Interno Bruto a preço de mercado - PIBpm do Estado de São Paulo, produzidas pela Fundação Seade, mostram que, na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2010, a economia paulista manteve-se praticamente inalterada - variação de 0,1% na série livre dos efeitos sazonais -, movimento semelhante ao verificado para o conjunto do país, segundo o IBGE.

Na comparação do terceiro trimestre de 2010 com igual período do ano anterior, o PIBpm paulista cresceu 7,0%, pouco acima da variação apontada para o total do país [6,7%]. O Valor Adicionado a preços básicos - VApb de São Paulo elevou-se em 7,2% e os impostos aumentaram 6,6%, neste período.

Já na variação acumulada em 2010, entre janeiro e setembro, o PIBpm paulista cresceu 8,5%, em relação a igual período de 2009, refletindo a expansão do VApb [8,5%] e dos impostos [8,8%].

Nessa base de comparação, o Valor Adicionado cresceu 15,0% na indústria, 5,4% na agropecuária e 6,1 nos serviços. Os três principais subsetores da indústria apresentaram taxas de variação expressivas: 17,0% na indústria de transformação; 10,1% na construção civil; e 7,0% em produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana.

O setor de serviços registrou comportamento semelhante ao da indústria: seu VA elevou-se em 6,1% e, entre seus componentes, o do comércio aumentou 10,7% e os dos transportes e dos demais serviços cresceram à mesma taxa: 4,9%.

Fonte: Seade