SP discute Acessibilidade Municipal
Acontece nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo, a oficina sobre o Plano Municipal de Acessibilidade - Subsídios para Elaboração. O evento é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal [Cepam], e conta com o apoio do Ministério Público.

As oficinas fazem parte do projeto Direitos da Pessoa com Deficiência - Cidadania e Gestão da Política, que pretende disseminar ações de inclusão e de acessibilidade em todo o Estado de São Paulo, tendo os municípios como aliados.

Os encontros orientam sobre como elaborar e aplicar a legislação federal e estadual, abordando aspectos arquitetônicos que sirvam para adequar o espaço urbano e tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas.

O público-alvo são os agentes públicos das 39 prefeituras da Grande São Paulo, que atuam nas áreas de planejamento e obras; os gestores de departamentos e/ou secretarias que desenvolvem políticas públicas de atendimento; e também os representantes de instituições, organizações e entidades que trabalham pelos direitos da pessoa com deficiência.

Para os dois dias da oficina estão previstos dinâmicas, trabalhos em grupo e outras atividades como, por exemplo, uma vivência para testar, na prática, as dificuldades, os obstáculos físicos e sensoriais encontrados no dia a dia. De olhos vendados ou em cadeiras de rodas, os participantes percorrem corredores, prédios, calçadas e outras áreas da cidade.

"Queremos incentivar cidades a participar da efetiva inclusão da pessoa com deficiência no acesso à Saúde e também ao Esporte, ao Lazer, à Cultura, ao Emprego e à Educação, para que todos possam exercer sua cidadania", explica a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Quando: 3 e 4 de setembro

Local: Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - São Paulo - SP

Fonte: Cepam