Pesquisa sinaliza queda no investimento de empresas em 2008
A Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo [Piesp] registrou o anúncio de 715 empreendimentos em 2008 que, em termos monetários, corresponderam a US$ 23,7 bilhões, montante quase 30% inferior ao apurado em 2007 [US$ 33,2 bilhões], porém o terceiro maior da série histórica.

Percebe-se que os resultados do ano de 2008, sobretudo no quarto trimestre, foram influenciados negativamente pelo agravamento da crise internacional e as incertezas dela decorrentes, que levaram algumas empresas a adiar ou cancelar investimentos produtivos.
Assim, o forte ritmo de atividade no país nos três primeiros trimestres de 2008 fez com que o valor anunciado no acumulado daqueles nove meses se assemelhasse ao de igual período do ano anterior. Já o anunciado no último trimestre [US$ 1,4 bilhão] só superou o registrado nos primeiros três meses de 1998 [US$ 1,3 bilhão], quando se iniciou a pesquisa.

Sobre a pesquisa

A Piesp, realizada pela Fundação Seade, é um levantamento sistemático dos investimentos empresariais divulgados em diferentes órgãos de imprensa, em sua versão impressa ou em seus sítios na Internet. Seus resultados, mesmo que não cubram o universo dos investimentos planejados e, muito menos, sejam capazes de indicar se esses investimentos foram ou não efetivamente realizados, são uma espécie de termômetro das expectativas empresariais sobre as perspectivas da economia paulista, além de indicarem as tendências esperadas, em termos setoriais e regionais, de sua evolução futura.

Ressalte-se que o ano de referência da Piesp, 2008 no caso deste informativo, não está associado ao de realização do investimento, mas ao de seu anúncio. Portanto, as informações quantitativas, em especial as que se referem a valores monetários, e suas comparações intertemporais devem ser tomadas com os devidos cuidados. Ressalte-se também que os investimentos do setor público - à exceção dos anunciados por suas empresas - não são contabilizados pela pesquisa.

O sistema de disseminação dos resultados da Piesp permite a seleção das informações segundo as características dos investimentos e as apresenta na forma de tabelas e como banco de dados. É possível também a busca de dados a partir dos nomes das empresas ou de países de origem do capital.

As tabelas-síntese contemplam os principais dados consolidados do Estado de São Paulo e de suas regiões administrativas, o que permite identificar as principais tendências setoriais da economia paulista, no período mais recente de dados disponibilizados. Estão publicados também relatórios com análises realizadas com base nos dados da pesquisa.

Fonte: Seade