Secretarias recebem material de apoio ao planejamento urbano
O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano [CDHU], Lair Krähenbühl, e o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, entregaram a entidades estaduais, em 21 de dezembro, arquivo com o mapeamento aerofotogramétrico em alta resolução das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Bragança Paulista.

O mapeamento aerofotogramétrico foi desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Habitação e de Economia e Planejamento e da CDHU. O trabalho ficou a cargo da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A [Emplasa]. As fotos digitais em escala 1:5.000 permitem a visualização detalhada da região e a identificação dos limites exatos de todas as propriedades, auxiliando, assim, no planejamento urbano, como iniciativas habitacionais e ações de segurança pública.

O mapeamento foi entregue a 16 órgãos, inclusive às secretarias de Estado da Agricultura, do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos, da Segurança Pública e dos Transportes Metropolitanos. Também receberam o arquivo Cetesb, Dersa, DAAE, IBGE, Sabesp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e as agências metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista.

Já receberam o arquivo, sem nenhum custo, as prefeituras dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e o Ministério Público Estadual.

O único compromisso que as prefeituras assumem com a Emplasa é utilizar as ortofotos em suas atividades de planejamento urbano e compartilhar as informações com a empresa estadual. Os municípios da região não recebiam ortofotos desde a década de 1980.