Estado repassa R$ 25,5 milhões a 149 municípios
"Vamos tocar pra frente", disse o governador José Serra ao participar nesta terça-feira, 27, no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura de 164 convênios que vão beneficiar 149 municípios do interior paulista com recursos de R$ 25 milhões para melhorias urbanas.

Diante de prefeitos, secretários municipais e vereadores de todos os partidos e regiões do Estado que lotaram o Salão de Despachos do Palácio, Serra pediu aos prefeitos que "façam as coisas acontecerem, aproveitem os programas existentes, apresentem seus projetos, pois quem ganha é o povo de São Paulo, as prefeituras, o Governo do Estado."

O governador reafirmou seus princípios de governar sem qualquer discriminação de natureza partidária, com a participação da Assembléia Legislativa. "Nosso objetivo é atender a todos os municípios, independentemente de seu tamanho. O que é problema pequeno para o Governo do Estado, pode ser um imenso problema para uma rua, um bairro, um município", acrescentou.

O secretário estadual da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, anunciou que nos próximos dias haverá a assinatura de convênios com o Dade [Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias], programa que beneficia as 67 estâncias turísticas do Estado.

Prefeitos

Um dos prefeitos mais satisfeitos com os recursos recebidos foi Herculano Castilho Passos Júnior, do município de Itu, contemplado com R$ 2 milhões para recapear um bairro inteiro. "Isso vai dar uma mobilidade maior, melhorar o trânsito, incentivar a auto-estima da população", afirmou.

O prefeito lembrou que Serra foi o governador que mais recursos levou para Itu. "Conseguimos uma área de um milhão de metros quadrados para o distrito industrial, conseguimos uma Fatec, isso não tem preço, R$ 13 milhões para infra-estrutura, cobertura de 14 quadras, seis quadras poliesportivas, centros de lazer", festejou.

O prefeito de Dourado, Edmur Pereira Buzzá, afirmou que "de acordo com a disponibilidade do Estado, o governador tem atendido nossas solicitações". Contemplado com R$ 100 mil para obras de infra-estrutura no município, que tem nove mil habitantes e fica no centro geográfico do Estado, entre São Carlos, Araraquara e Bauru, o prefeito está na expectativa de receber mais recursos em benefício da sua comunidade.

O pequeno município de Lutécia, na região de Marília, com apenas três mil habitantes, vai receber R$ 100 mil para a construção do Centro de Convivência do Idoso. "É uma reivindicação muito antiga da população", destaca o prefeito Evaldo Barquilha de Oliveira, que concorda com o governador Serra. "Pode parecer uma verba pequena, mas é muito importante para o nosso município, assim como o micro-ônibus e a ambulância que recebemos do Estado", concluiu.

Takao Miyagui/Secom