Banco de dados da Emplasa enriquece o Google Maps
O acesso à informação pode ser classificado entre antes e depois da internet. Está quase tudo ali, à distância de alguns cliques. Porém, ainda há muita informação disponível na rede que não é facilmente localizada pelos buscadores. Para agilizar essa busca a Emplasa [Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A] fez uma parceria com o Google, que disponibilizou milhares de informações da empresa sobre a Região Metropolitana de São Paulo [RMSP] no Google Maps.

São dados de inegável interesse público, como a localização de escolas, unidades de saúde, bibliotecas e delegacias, além de informações institucionais sobre cada um dos 39 municípios da Grande São Paulo. As informações já estavam disponíveis no site da empresa, porém, tinham visibilidade limitada a um público específico [técnicos, profissionais especializados, estudantes, etc.].

"Um dado retido é mais caro que um dado oferecido gratuitamente à sociedade", defende Jurandir Fernandes, diretor-presidente da Emplasa. E, como a idéia é democratizar, as informações não são de uso exclusivo do Google. "Qualquer outro buscador também pode ter acesso ao banco de dados da empresa", afirma Fernandes.

Em um segundo momento serão disponibilizadas também informações sobre as regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista, além de novos dados sócio-econômicos sobre a RMSP.

×

Menu SPOG