Censo 2010: IBGE instala comissão em São Paulo
O IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] instalou, na última sexta-feira [5], a Comissão Censitária Estadual do Censo 2010 em São Paulo. O secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, representou o governador José Serra no evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes.

Este é o primeiro passo para a realização do 12o. Censo Demográfico do IBGE no estado. A tarefa da comissão é articular todas as iniciativas que visem facilitar e aprimorar a coleta de dados da população paulista. "A visibilidade do Censo é essencial para o IBGE", disse o presidente do órgão, Eduardo Nunes. Segundo o secretário Luna, o governo do Estado dará todo o suporte necessário para atender ao novo parceiro.

Com este objetivo o governador editou, em 2008, um decreto [53.709] autorizando as secretarias de Estado e a Procuradoria a permitirem ao IBGE o uso de partes de móveis sob sua administração.

O Censo 2010 terá início, em todo o Brasil, no dia 1o. de agosto do ano que vem e a criação das comissões estaduais e municipais está prevista em lei. É a primeira vez em que o IBGE instala comissões nos estados.

Para atuar no censo local, o IBGE prevê a contratação temporária de aproximadamente 45 mil recenseadores e 7 mil agentes censitários, que vão trabalhar nos 645 municípios paulistas, integrados com quase mil postos de coleta. Os editais do processo seletivo deverão ser divulgados em duas datas: para agentes censitários, em meados de setembro deste ano e para recenseadores, em meados de março de 2010.