A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos [EMTU/SP] começa nesta quinta-feira, 13, a sessão pública para abertura dos envelopes das licitações para o projeto do VLT [metrô leve] na Baixada Santista. Nos próximos dias 14 e 19, serão abertas as propostas para os corredores metropolitanos Guarulhos - São Paulo [Tucuruvi] e Itapevi - São Paulo [Butantã]. Esses projetos fazem parte do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que investirá R$ 19 bilhões no setor.
Programação
Nesta quinta-feira, 13, ocorre a sessão pública de abertura dos envelopes da concorrência para a contratação da empresa que consolidará o projeto funcional das quatro etapas do Sistema Integrado Metropolitano - SIM da Região Metropolitana da Baixada Santista e a elaboração do projeto básico para implantação da 1ª etapa do projeto: Terminal Barreiros [São Vicente] até o Terminal Porto [Santos]. Esse estágio contempla a instalação do VLT [metrô leve] nesse trecho e melhorias no corredor formado pelo eixo da Av. Nossa Senhora de Fátima e Av. Antônio Emmerick. A sessão pública de abertura dos envelopes ocorre às 10h30 na unidade da EMTU/SP [Rua Joaquim Casemiro, 290], em São Bernardo do Campo.
O SIM é um sistema articulado, de média capacidade [metrô leve] com a utilização da tecnologia VLT [Veículo Leve sobre Trilhos], em 14 Km, e sobre pneus, com a operação de ônibus articulados e biarticulados. O transporte público contará com vias exclusivas, utilizando a malha ferroviária existente.
O objetivo é implantar um sistema de transporte coletivo moderno e de alta tecnologia, a partir da racionalização e integração dos serviços de transporte coletivo em operação na região. A fase inicial do projeto está orçada em R$ 640 milhões.
Guarulhos - São Paulo
Na sexta-feira, 14, às 10h30, acontece na unidade da EMTU/SP [Rua Joaquim Casemiro, 290], em São Bernardo do Campo, a sessão pública de abertura da concorrência para a contratação da empresa que desenvolverá o projeto funcional dos três trechos do Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo [Tucuruvi] e os projetos básico e executivo para o primeiro trecho.
A concepção do Corredor privilegia a via totalmente exclusiva para ônibus [sem interferência do tráfego geral]. Atenderá principalmente o município de Guarulhos, a segunda maior concentração populacional do Estado de São Paulo, com mais de um milhão de habitantes e que, atualmente, não conta com sistema estruturado de transporte.
O Corredor terá 34 km de extensão e foi dividido em três trechos: Taboão a Tucuruvi, Taboão a São João, e Vila Endres a Penha. As obras, que devem começar no segundo semestre de 2009, representam um investimento de R$ 400 milhões.
Itapevi - São Paulo
No dia 19, começa a sessão pública de abertura dos envelopes da concorrência para contratação da empresa que consolidará o projeto funcional do Corredor de Transporte Metropolitano Itapevi - São Paulo [Butantã] e desenvolverá os projetos básico e executivo para construção do trecho prioritário entre o futuro Terminal Metropolitano Itapevi e a Estação Jandira da CPTM.
A sessão pública de abertura da concorrência ocorre às 10h30 na unidade da EMTU/SP [Rua Joaquim Casemiro, 290], em São Bernardo do Campo.O Corredor de Transporte Metropolitano Itapevi - São Paulo inicia a partir do futuro Terminal Itapevi, junto a Estação da CPTM, em Itapevi, e segue até a futura Estação Butantã do Metrô [Linha 4 - Amarela], na capital paulista.
Terá 33 km de extensão, abrangendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo que, juntos, somam cerca de 12,5 milhões de habitantes. A construção do novo viário entre Itapevi e Jandira, de aproximadamente 5 Km, fará a interligação das Estações da CPTM Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira.
Fonte: EMTU