Rede de municípios de cara nova
Com um ano recém-completado, aproximadamente 3 mil membros e quase 200 grupos, a Célula de Inovação do Município - Rede CIM está com o layout da página inicial reestruturado. O site é uma iniciativa do Cepam [Fundação Prefeito Faria Lima].

Organizada por seções para facilitar o acesso, a nova página possibilita ao internauta visualização mais ampla da rede e do seu conteúdo de forma simplificada.

Listados em ordem alfabética, os assuntos debatidos na rede estão agrupados no ambiente Temas, que é composto por 15 tópicos, dentre eles, Acessibilidade, Experiências Municipais, Emprego e Renda, Planejamento, Tecnologia e Inclusão Digital, e Transparência e Participação.

"A ideia é proporcionar aos usuários uma navegação mais fácil. Tudo o que está na Rede CIM, seja os fóruns, grupos ou os comentários, foi indexado por temas", esclarece o gerente de Informações, Ricardo Kadouaki.

A bibliotecária e técnica do Cepam, Elisabeth Sardelli Mazini, conta como o trabalho foi elaborado. "Analisamos o conjunto do conteúdo da rede e, a partir de um estudo, atribuímos temas para que os membros tenham uma visão panorâmica de todas as discussões que existem sobre o assunto."

Quem deseja saber quais os grupos que fizeram atualizações recentemente, pode acessar o ambiente Grupos, que os exibe em ordem de atualização. O mesmo acontece na parte Últimas Atividades, que mostra as ações mais recentes dos usuários. "É uma forma de promover os membros e suas ideias", justifica Kadouaki.

Todo o conteúdo está sob licença de direitos autorais específica para web 2.0 e pode ser acessado e repassado, "desde que a fonte seja citada", ressalta o gerente de Informações.

Para conhecer esses e outros serviços, acesse a Rede CIM e cadastre-se preenchendo o formulário próprio no site.

A Rede CIM é uma iniciativa do Cepam para incentivar a inclusão da gestão municipal na Web 2.0. Por meio dela, municípios, gestores públicos, cidadãos, entidades locais, grupos, e pessoas com interesse por temas relacionados à Administração Municipal podem trocar experiências, articular ações, debater políticas públicas, entre outras possibilidades.

Além dessa plataforma, o Cepam possui contas no Facebook, Twitter, Flickr, canal no Youtube e UStream, estante on-line de publicações no Issu, Formspring e os wikis Perguntas e Respostas e Repertório.

Acesse a Rede CIM

Fonte: Cepam