Inscrições abertas para o curso de Gestão Pública
A primeira Escola Técnica de Gestão Pública regular do Brasil, fruto de um convênio entre o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal [Cepam] e o Centro Paula Souza, recebe inscrições até as 15 horas do dia 26 de outubro.

São 80 vagas para candidatos que concluíram ou estejam cursando o ensino médio [40 vagas para o período da manhã e 40 para o noturno]. O vestibulinho acontece em novembro e as aulas têm início em março de 2010. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibulinhoetec.com.br. Para efetivar a inscrição, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 20,00, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

"Existe uma grande demanda por profissionais de gestão pública para atuar nas instituições de governo. Esse novo curso vai formar técnicos qualificados e oferecer aos jovens mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho, além de melhorar o desempenho das administrações públicas", ressalta o presidente do Cepam, Felipe Soutello. A escola vai funcionar num prédio anexo ao Cepam, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O Manual do Candidato também está disponível para download no site do Vestibulinho. Outras informações pelos telefones 11 3471-4071 [Capital e Grande São Paulo] e 0800 -772 2829 [demais localidades].

Inscrições - até as 15 horas do dia 26 de outubro de 2009.

Locais de exame - divulgação a partir de 25 de novembro de 2009.

Exame - 29 de novembro de 2009 [domingo], às 13h30.

Gabarito oficial - publicação dia 29 de novembro de 2009 [domingo], a partir das 18 horas.

Classificação geral - disponível em 14 de janeiro de 2010.

Expansão do ensino técnico

Além do curso de Gestão Pública, as Etecs oferecem 89 modalidades no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. E também disponibilizam mais vagas. Serão 64.009, o que representa um crescimento de 53,89% em relação ao primeiro semestre de 2009 [41.592].

O aumento faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza - autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia [Fatecs] do Estado.

São Paulo possui 167 Etecs, instaladas em 132 municípios, que tiveram mais de 150 mil alunos matriculados no segundo semestre de 2009, incluindo os Ensinos Médio e Técnico.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional [AAI] do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego em até um ano após a conclusão do curso. Para Roberta Froncillo, assessora da AAI e coordenadora das pesquisas, "as estatísticas mostram, ainda, que 85,6% desses técnicos têm vínculo formal de trabalho e ganham, em média, até três salários mínimos mensais".

As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%. Depois, vêm o serviço público [16,3%], as microempresas [15,9%], as pequenas empresas [15,8%], e as propriedades rurais, com índice de contratação de 1,4%.

Com informações do Cepam