Aberta licitação para construção do metrô leve entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes
O Metrô de São Paulo abriu concorrência internacional para a construção do prolongamento da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, em forma de metrô leve. [09/11/2009]

Neste modelo, o trem correrá sobre um monotrilho elevado. O edital do projeto, que faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano [Expansão SP], foi publicado no dia 31 de outubro no Diário Oficial do Estado de São Paulo e ficará disponível para os interessados até o dia 21 de dezembro de 2009. O vencedor da licitação será responsável pelo projeto, fabricação, fornecimento e implantação do monotrilho e aquisição de 54 trens.

A primeira fase do sistema ligará as futuras estações Vila Prudente e Oratório [2,4 Km], com previsão de início dos testes operacionais no final de 2010. Já a segunda etapa, até São Mateus [10,4 Km], ficará para 2011. Já a linha completa até Cidade Tiradentes, com 23,8 km de extensão, está prevista para ser entregue em 2012.

Estima-se que 510 mil usuários serão transportados por dia pelo sistema de metrô leve, quando a obra estiver totalmente concluída. Com esse novo trecho, a economia de tempo para quem sai de Cidade Tiradentes e vai até o Centro poderá passar de uma hora.

Características

O modelo do monotrilho foi escolhido por ser o de menor impacto visual, ambiental e sonoro. Além disso, exige menos desapropriações, não interferindo no trânsito, sendo mais amigável urbanisticamente. O novo sistema de sinalização para a extensão da Linha 2-Verde vai permitir que os trens rodem com intervalos curtos e mais segurança, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros.

O traçado da via elevada acompanhará a Av. Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello, seguindo pela Av. Sapopemba, Av. Ragueb Chohfi e estrada do Iguatemi, tendo ponto final as proximidades do Hospital de Cidade Tiradentes.

Ao todo, serão 17 estações no Expresso Tiradentes. Os trens terão capacidade mínima para 1.000 pessoas. Contarão com ar condicionado e toda a tecnologia moderna presente nos novos trens que São Paulo está adquirindo com o Expansão SP, além de operação com mesmo índice de qualidade das demais linhas do Metrô.

Fonte: Metrô

×

Menu SPOG