RMSP é responsável por mais da metade do PIB do Estado
A Região Metropolitana de São Paulo é responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto [PIB] total do Estado. Entre as regiões administrativas paulistas, a maior é a de Campinas, seguida pelas de São José dos Campos, Sorocaba e Santos.

Esses dados constam do estudo realizado pelos institutos estaduais de estatística e coordenado pelo IBGE. A Fundação Seade consolidou os números referentes aos municípios do Estado de São Paulo. Os resultados referem-se ao ano consolidado de 2007 e à revisão dos dados de 2006.

Na lista dos 20 maiores do Estado em 2007 houve algumas mudanças em relação a 2006. Campinas e São Bernardo avançaram uma posição devido ao recuo de Barueri da 3ª para a 5ª posição. Já Santo André perdeu uma colocação, passando da 9ª para a 10ª posição, entre 2006 e 2007. Outro destaque é o município de Jundiaí, que subiu da 11ª para a 9ª posição, enquanto Ribeirão Preto recuou da 10ª para a 11ª colocação.

Os cinco municípios com menores PIBs do Estado mantiveram-se os mesmos no período 2006-2007: Pracinha, Nova Guataporanga, Torre de Pedra, Guarani d Oeste e Santana da Ponte Pensa. A principal característica dessas localidades é a grande participação dos serviços na formação de seus respectivos PIBs, sobretudo os da administração pública.
Com os resultados do PIB municipal de 2007, a Fundação Seade divulga também a Tipologia do PIB dos Municípios Paulistas, que agrupa as localidades em sete categorias, considerando a participação das atividades econômicas - agropecuária, indústria e serviços - no Valor Adicionado municipal e estadual.

Nessa tipologia, destacam-se os 27 municípios com perfil multissetorial e outros 27 com perfil industrial com relevância no Estado, que, juntos, respondem por 80% do PIB paulista.

Consulte aqui a íntegra do relatório.

Fonte: Seade