O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA de 2014 [COL] vistoriou, nos dias 03 e 04 de fevereiro, os espaços que se candidataram a Campos Oficiais de Treinamento [COTs] na capital paulista. Os COTs serão utilizados para treinamento das seleções, às vésperas dos jogos oficiais, durante o Mundial e a Copa das Confederações, em 2013.
A equipe foi liderada por Frederico Nantes, gerente de Competições e Serviços do COL. Os técnicos, em companhia de representantes do Comitê Paulista, vistoriaram o Centro de Treinamento de Futebol Dr. Joaquim Grava [do Sport Clube Corinthians], o Centro de Treinamento da Associação Portuguesa de Desportos, a Academia de Futebol do Palmeiras, o Centro de Treinamento Frederico A. G. Menzen [do São Paulo Futebol Clube], o Estádio Paulo Machado de Carvalho [Pacaembu] e o Centro de Treinamento do Pão de Açúcar, no Real Parque. Os representantes dos clubes foram muito receptivos à inspeção e contribuíram no esclarecimento de dúvidas. As vistorias levaram cerca de uma hora e meia cada.
Entre as características avaliadas pelos técnicos estão a qualidade do gramado, drenagem e irrigação, além do sistema de iluminação, a infraestrutura administrativa, de imprensa, de condicionamento físico e acomodações. Antes da visita os candidatos já haviam enviado ao COL informações sobre suas instalações, como dimensões dos campos, distância de um aeroporto, capacidade da arquibancada, plantas, fotos internas, externas e aéreas do complexo esportivo.
Todas as cidades-sede terão os COTs visitados até o mês de março e o COL fará um relatório técnico sobre os campos aptos a receber as seleções até junho. Haverá um prazo para que os campos executem ajustes, se necessário. A equipe do COL não fará qualquer pronunciamento sobre o resultado das inspeções, por enquanto.
O Comitê foi recepcionado no Corinthians pelo médico Joaquim Grava e pelo administrador do CT, Hailton dos Santos; na Portuguesa pelo presidente do clube, Manuel da Lupa, e pelo gerente de marketing, Fabio Porto; no Palmeiras pelo assessor jurídico André Sica e pelo gerente de marketing, Juan Rafael Brito; no São Paulo pelo engenheiro Walter Follador Júnior, pelo fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan e pelo médico José Sanches; no Pacaembu pelo administrador do estádio, Mauro Castro, e por Jaime Franco e Aléssio Gamberini, da Secretaria de Esportes do Município de São Paulo; e no Pão de Açúcar por Tiago Scuro, gerente geral.