CPTM publica licitação para PPP da Linha 8
A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] publicou, nesta quarta-feira [27], o edital da licitação internacional para renovação da frota da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] por meio de uma concessão administrativa. O parceiro privado terá que reformar 12 trens e adquirir mais 24 novas composições de oito carros. Em contrapartida, terá o contrato de manutenção de desses 36 trens por 20 anos. Os interessados poderão enviar propostas até o dia 31 de julho. A previsão para assinatura do contrato é setembro.

O investimento exigido do vencedor dessa licitação, para a modernização da frota, será de R$ 900 milhões. Pelo contrato de manutenção dos trens, receberá cerca de R$ 200 milhões anualmente. Uma das grandes vantagens desse projeto é o encurtamento dos prazos para recebimento dos trens: a partir do 13º mês após a assinatura do contrato - por volta de outubro de 2010 -, a CPTM começará a receber os trens reformados e modernizados, um por mês. Em dois anos, todas as unidades estarão entregues. Já os trens novos deverão chegar a partir do 22º mês, sendo entregues quatro mensalmente. Além disso, todo o processo de renovação da frota ocorrerá sem prejuízo para a circulação de trens da Linha 8-Diamante.

Tanto os trens novos como os modernizados terão características de conforto, segurança e desempenho bem semelhantes: novos layouts do interior dos vagões, 50% da composição dotada de motores de tração, ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras, painéis eletrônicos de comunicação e itens de acessibilidade.

Além das reformas e novos trens, o Governo do Estado está investindo, através do Plano de Expansão, R$ 450 milhões para a modernização de via permanente, rede aérea, telecomunicações, sinalização e reforma de quatro estações: Engº Cardoso, Itapevi, Osasco e Antonio João. Somados à renovação da frota e ao aumento do número de composições, os investimentos permitirão que os intervalos entre trens na Linha 8 sejam reduzido de 8 para 5 minutos, nos horários de pico, diminuindo também o tempo de viagem dos usuários.



Fonte: CPTM
×

Menu SPOG